quinta-feira, 29 de outubro de 2009

INTRODUÇÃO DO LIVRO VIA SACRA DE GUIDO MONDIN




INTRODUÇÃO DO LIVRO VIA SACRA DE GUIDO MONDIN

        Temos o prazer de entregar ao público mais uma obra de pesquisa. Neste ato, é um trabalho que busca resgatar a vida e a obra do ex-Senador Guido Fernando Mondin, que ao par de desempenhar importantes funções públicas, nas suas horas de folga, utilizava-as para a pintura. São centenas de obras e dentre elas queremos destacar, neste trabalho, a Via Sacra, que permitiu que fosse fotografada e posteriormente ampliada e se encontra na Igreja Matriz de Otávio Rocha, em Flores da Cunha/RS, bem como na Igreja São Geraldo em Porto Alegre. Compareceu ele na solenidade de inauguração, na serra, acompanhando o Governador Sinval Guazzeli. A obra assim adquiriu destaque e desde o ano de 1990, é atrativo de fé no interior daquele templo católico da região colonial italiana.

Tive o privilégio, em poucas oportunidades, é verdade, de conversar com o ex-Senador em sua casa atelier em Brasília e nas raras vezes, nos últimos anos, quando vinha para Caxias do Sul, onde tinha ainda alguns parentes.

A análise da via sacra é apresentada por várias transcrições de jornais, e os próprios textos descritivos por ele elaborados.

O livro permite apresentar com todas as cores, a obra, que tem assim a possibilidade de ser admirada por mais pessoas. Inclusive dentro do projeto turístico “Caminhos da Colônia” há a motivação para que se compare a via sacra de Aldo Locatelli, na Igreja de São Pelegrino, inspirada, no contexto em que a religião Católica, de um modo geral, apresenta a crucificação e a obra de Guido Mondin, em Otávio Rocha, que apresenta um novo enfoque das últimas horas da vida de Cristo sobre a terra.

A Revista Senatus de abril de 2004, ao publicar interessante matéria sobre a vida e obra de Guido Mondin, destaca: “Suas obras em óleo sobre tela retratam, notadamente cenas do cotidiano do povo gaúcho, das batalhas travadas e de seus heróis durante a Revolução Farroupilha. Porém, são suas telas religiosas as mais reconhecidas, tendo como representação máxima a sua Via Sacra, doada à Igreja Matriz de Otávio Rocha.”

Fica o meu agradecimento a todos os que colaboraram para que esta obra fosse possível ser concretizada.

Floriano Molon -  contato  fmolon@cpovo.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário