quinta-feira, 23 de agosto de 2012


CAXIAS DO SUL - 19.08.2012
FOGO SIMBÓLICO É ACESO
  O Fogo Simbólico da Pátria foi aceso na manhã de domingo, na Praça Dante Alighieri em Caxias do Sul.

  A cerimônia marcou o início das comemorações da Semana da Pátria no Rio Grande do Sul e contou com a presença do prefeito José Ivo Sartori (PMDB), do Exército e de outras autoridades.

 Essa será a primeira vez que o Fogo Simbólico partirá de Caxias do Sul. Nos próximos dias, a chama percorrerá o Estado na chamada Corrida de Revezamento do Fogo Simbólico da Pátria, promovida pela Liga de Defesa Nacional.

 O Desfile da Pátria no Rio Grande do Sul, deste ano, terá dois temas: Barão do Rio Branco (nacional) e Guido Fernando Mondin (estadual e municipal). Mondin nasceu em Porto Alegre, em 1912. Foi senador, deputado estadual e federal, vice-prefeito de Caxias e ministro do Tribunal de Contas da União. O homenageado morreu em 2000. Além da atividade política e comunitária, é considerado um dos maiores pintores do Rio grande do Sul. São mais de três mil telas espalhadas pelo Brasil e mundo. 
 Otávio Rocha,  em Flores da Cunha.  possui ampliada a obra - Via-Sacra de Guido Mondin, fato que foi até destacado pelo Prefeito Ivo Sartori e se constitui na maior obra artística do homenageado na região. Representando Flores da Cunha, compareceu o Secretário de Turismo, Floriano Molon, uma vez que é ainda autor do livro "A Via-Sacra de Guido Mondin".
        Foto de FMOLON - Ato de acendimento do fogo simbólico em Caxias do Sul. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário